Michele Bicca Rolim
Gestora cultural, produtora, jornalista e crítica teatral.
Gestora cultural, produtora, jornalista e crítica teatral. Atualmente, coordena a área de Teatro da Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura. Possui Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Linguagem, recepção e conhecimento em Artes Cênicas.
Ganhou Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2024 por sua pesquisa O mercado teatral de Porto Alegre (2010–2019): a subsistência de grupos de teatro através da análise das fontes de receitas de seus espetáculos, orientada por Clóvis Dias Massa.
Sua dissertação de mestrado Pensamento curatorial em artes cênicas: interação entre o modelo artístico e o modelo de gestão em mostras e festivais brasileiros resultou no livro O que pensam os curadores de artes cênicas, publicado pela editora Cobogó.
Entre 2009 e 2017, atuou como repórter cultural no Jornal do Comércio. É editora do site AGORA Crítica Teatral (www.agoracriticateatral.com.br). Foi curadora da Mostra Espetacular (Curitiba, 2019), da Mostra Teatro de Rua (Porto Alegre, 2022) e do Feteg – Festival de Teatro de Gravataí (2022). Participou como crítica, mediadora e debatedora em diversos festivais nacionais, como a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), o Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH), o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, o Porto Alegre em Cena e o Festival Palco Giratório (POA/RS). Também atuou como parecerista em diversos editais culturais em diferentes estados do país.
É uma das idealizadoras do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS, voltado para o levantamento de espaços culturais no estado. Integra a coordenação do Grupo de Trabalho Artes Cênicas e campo profissional: Produção, Gestão, Políticas Culturais e Economias da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
